domingo, 29 de abril de 2012

Eliminado, Leão dá a entender que árbitro persegue o São Paulo

O São Paulo foi eliminado contra o Santos neste domingo com ajuda da arbitragem. Essa é a opinião do técnico Emerson Leão. Segundo ele, o árbitro Paulo César de Oliveira cometeu erros importantes que foram cruciais para o resultado final da partida. O Peixe venceu por 3 a 1 e se classificou para a final do Campeonato Paulista.
Leão deu a entender que o árbitro persegue o Tricolor. O comandante reclamou da marcação do pênalti para os alvinegros logo aos 2 minutos de jogo. Alan Kardec foi derrubado por Paulo Miranda. Na cobrança, Neymar abriu o placar.
– Paulo Cesar é um dos grandes árbitros do Brasil, isso se não for o melhor. Mas está sendo infeliz com o São Paulo. Ficou na geladeira há um tempo depois de alguns erros contra a gente – reclamou Emerson Leão.
– Perguntei para o auxiliar se ele tinha interferido no pênalti e ele disse que não. Quis saber se o árbitro do fundo tinha interferido, e ele falou que também não. O Paulo Cesar tomou a decisão para ele. Estava a mais de 40 metros – completou.
O treinador sempre foi lembrado pelo seu temperamento explosivo, principalmente contra o trio de arbitragem. De uns tempos para cá, porém, ele mudou o estilo e passou a ser mais tranquilo em campo. Apesar da nova versão, Leão reclamou do árbitro da partida neste domingo e criticou a forma com que o futebol está sendo comandado.
– Tenho uma opinião formada sobre a arbitragem. Mas mudei um pouco, deixei de ser expulso. Às vezes eu esqueço e corneto. Acho que não existe regra no futebol. Ele é autoridade máxima e faz o que quer. Quando cortar a parte de interpretação, vai mudar radicalmente. Ele foi infeliz nas duas partes.
Emerson Leão, do São Paulo, no clássico contra o Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Otimista, Leão garante que elenco tricolor já superou eliminação

A eliminação para o Santos na semifinal do Campeonato Paulista já foi superada pelo São Paulo. O técnico Emerson Leão revelou uma conversa com o grupo logo depois da partida, no vestiário, que o deixou contente e esperançoso para os próximos jogos do Tricolor. O primeiro deles é uma decisão contra a Ponte Preta, em Campinas, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
O resultado de 3 a 1 para o Santos no Morumbi resultou na eliminação do Tricolor no Paulistão. Mesmo com certa vantagem para o Peixe no placar, Leão não considera que a atuação do time tenha sido ruim. Segundo ele, o time perdeu por erros da arbitragem e falhas.
– A eliminação não vai atrapalhar. O que tínhamos para fazer pela equipe e atletas, fizemos dentro do vestiário. Gostei do que ouvi e do que falei. Palavras foram curtas e de grande efeito. Veio de dentro – revelou o treinador do São Paulo.
– Tem coisas que vocês nunca vão saber. Um treinador quando escuta algo vindo do fundo da alma fica contente. Quando você percebe vergonha, reconhecimento e luta, você fica satisfeito.
Está é a terceira derrota consecutiva do São Paulo contra o Santos em semifinais de Campeonato Paulista. Nos últimos dois anos o Peixe se classificou e conquistou o título. Pela apresentação que o São Paulo teve neste domingo, Leão não vê motivos para os torcedores se envergonharem.
– O torcedor não pode ter vergonha do que fizemos. Estou triste porque queríamos dar alguma coisa maior. Foi um dia desagradável, perdemos uma partida. É a minha terceira partida contra o Santos. Duas vitórias (4 a 1 no ano passado e 3 a 2 pela primeira fase do Paulista) e uma derrota – declarou.
O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, contra a Ponte Preta, às 21h50m, no Moisés Lucarelli, em Campinas. A partida é válida pela ida da fase. O jogo da semana passada foi adiado por conta da chuva.
leão são paulo santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 Amigos, amigos, futebol à parte. Neymar e Lucas entraram em campo neste domingo dispostos a colocar a amizade de lado para levarem seus times à decisão do Paulistão. O meia do São Paulo tinha levado a melhor no primeiro duelo entre os dois craques no ano – ele fez o gol do triunfo tricolor por 3 a 2 na fase de classificação. Neste domingo, porém, o show foi de Neymar. O jogador santista fez seu gol 100 pelo Peixe, o 101º e também o 102º. Foram três tentos que deram a vitória por 3 a 1 ao Alvinegro Praiano e a artilharia do Paulistão ao atacante.
Mal o árbitro Paulo Cesar de Oliveira apitou o iniciou da partida, e Neymar já foi fazendo o que mais sabe: gol. O artilheiro do Santos nem precisou passar pela marcação cerrada do paraguaio Piris para balançar a rede. Alan Kardec sofreu pênalti no segundo minuto de jogo, e lá foi o camisa 11 do Peixe para cobrança. Foi o centésimo gol pelo Alvinegro Praiano 
Neymar cobrou com maestria, no canto direito de Denis, que saltou para o lado oposto. Pouco mais de três anos depois daquele primeiro gol, diante do Mogi Mirim, no dia 15 de março de  2009, quando o camisa 11 ainda era uma promessa, o craque chegou ao gol 100 pelo Peixe e saiu comemorando com o dedo na boca, em homenagem ao filho Davi Lucca.
Lucas, por outro lado, até conseguia escapar algumas vezes da marcação de Léo. Só que as arrancadas do jogador tricolor sempre paravam em um marcador santista. Lucas chegou até mesmo a driblar Neymar, mas o meia ficou muito aquém do show que apresentou na partida da primeira fase do Paulistão. Há pouco mais de um mês, o são-paulino brilhou e comandou a vitória por 3 a 2, também no Morumbi. Dessa vez, porém, o meia apagou.
Coube então ao amigo Neymar dar o tom do jogo. Piris não desgrudava do craque santista. Por isso, o jeito era se livrar do carrapato com dribles. E não foi difícil. Neymar passou pelo paraguaio quantas vezes quis, chegou até a dançar em frente ao lateral. Puxou para um lado, para o outro, voltou. Foram cinco dribles. O camisa 11 só parou quando Piris fez uma falta digna de artes marciais e tomou o cartão amarelo.
Neymar Lucas (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)Neymar levou a melhor sobre Lucas no clássico
Minutos antes da dança de Neymar em frente ao paraguaio, o craque santista ainda tinha aproveitado um vacilo da defesa são-paulina para marcar mais um gol. Aos 31, Rhodolfo errou a saída de bola e deu de presente para Ganso. O meia ligou para Neymar, que arrancou para
marcar seu gol 101 pelo Santos.
Logo no começo do segundo tempo, o craque do Peixe mostrou que ainda não estava satisfeito e carimbou a trave esquerda de Denis. O amigo Lucas até tentou reagir com suas tradicionais arrancadas, mas nem o gol de Willian José manchou a atuação brilhante de Neymar.
O atacante santista fechou com chave de ouro. Aos 32, a defesa do Tricolor cometeu um pecado: deixou Neymar livre na grande área. Ele não perdoou, chutou forte para fazer seu terceiro na partida. Denis até escolheu o lado certo, mas a bola tocou em suas mãos e entrou na
meta.
Foi o terceiro “hat trick” do craque no ano – ele já havia balançado a rede três vezes contra o Internacional e contra o Botafogo-SP. De quebra, Neymar chegou a 16 gols no estadual e assumiu a liderança da artilharia. Em uma partida que era para ser equilibrada, o craque santista colecionou marcas e, mais uma vez, foi o dono da bola. E a torcida gritava ao fim do jogo: “Olé, olé, olé, olá, vai para cima deles Neymar!”
neymar ganso arouca santos gol são paulo (Foto: Agência Reuters)