Amigos, amigos, futebol à parte. Neymar e Lucas entraram em campo
neste domingo dispostos a colocar a amizade de lado para levarem seus
times à decisão do Paulistão. O meia do São Paulo tinha levado a melhor
no primeiro duelo entre os dois craques no ano – ele fez o gol do
triunfo tricolor por 3 a 2 na fase de classificação. Neste domingo,
porém, o show foi de Neymar. O jogador santista fez seu gol 100 pelo
Peixe, o 101º e também o 102º. Foram três tentos que deram a vitória por
3 a 1 ao Alvinegro Praiano e a artilharia do Paulistão ao atacante.
Mal o árbitro Paulo Cesar de Oliveira apitou o iniciou da partida, e
Neymar já foi fazendo o que mais sabe: gol. O artilheiro do Santos nem
precisou passar pela marcação cerrada do paraguaio Piris para balançar a
rede. Alan Kardec sofreu pênalti no segundo minuto de jogo, e lá foi o
camisa 11 do Peixe para cobrança. Foi o centésimo gol pelo Alvinegro
Praiano
Neymar cobrou com maestria, no canto direito de Denis, que saltou para o
lado oposto. Pouco mais de três anos depois daquele primeiro gol,
diante do Mogi Mirim, no dia 15 de março de 2009, quando o camisa 11
ainda era uma promessa, o craque chegou ao gol 100 pelo Peixe e saiu
comemorando com o dedo na boca, em homenagem ao filho Davi Lucca.
Lucas, por outro lado, até conseguia escapar algumas vezes da marcação
de Léo. Só que as arrancadas do jogador tricolor sempre paravam em um
marcador santista. Lucas chegou até mesmo a driblar Neymar, mas o meia
ficou muito aquém do show que apresentou na partida da primeira fase do
Paulistão. Há pouco mais de um mês, o são-paulino brilhou e comandou a
vitória por 3 a 2, também no Morumbi. Dessa vez, porém, o meia apagou.
Coube então ao amigo Neymar dar o tom do jogo. Piris não desgrudava do
craque santista. Por isso, o jeito era se livrar do carrapato com
dribles. E não foi difícil. Neymar passou pelo paraguaio quantas vezes
quis, chegou até a dançar em frente ao lateral. Puxou para um lado, para
o outro, voltou. Foram cinco dribles. O camisa 11 só parou quando Piris
fez uma falta digna de artes marciais e tomou o cartão amarelo.
Neymar levou a melhor sobre Lucas no clássico
Minutos antes da dança de Neymar em frente ao paraguaio, o craque
santista ainda tinha aproveitado um vacilo da defesa são-paulina para
marcar mais um gol. Aos 31, Rhodolfo errou a saída de bola e deu de
presente para Ganso. O meia ligou para Neymar, que arrancou para
marcar seu gol 101 pelo Santos.
Logo no começo do segundo tempo, o craque do Peixe mostrou que ainda
não estava satisfeito e carimbou a trave esquerda de Denis. O amigo
Lucas até tentou reagir com suas tradicionais arrancadas, mas nem o gol
de Willian José manchou a atuação brilhante de Neymar.
O atacante santista fechou com chave de ouro. Aos 32, a defesa do
Tricolor cometeu um pecado: deixou Neymar livre na grande área. Ele não
perdoou, chutou forte para fazer seu terceiro na partida. Denis até
escolheu o lado certo, mas a bola tocou em suas mãos e entrou na
meta.
Foi o terceiro “hat trick” do craque no ano – ele já havia balançado a
rede três vezes contra o Internacional e contra o Botafogo-SP. De
quebra, Neymar chegou a 16 gols no estadual e assumiu a liderança da
artilharia. Em uma partida que era para ser equilibrada, o craque
santista colecionou marcas e, mais uma vez, foi o dono da bola. E a
torcida gritava ao fim do jogo: “Olé, olé, olé, olá, vai para cima deles
Neymar!”